quarta-feira, 17 de setembro de 2014

#FicaDica: Dicas para pintar a parede

Boa tarde amores!!!!

Tudo bem com vocês??? Comigo tudo ótimo, na correria de sempre!!! Mas estou amando tudo!!!


E hoje é dia do #FicaDica, e trago dicas de como pintar a parede.

AH! Só encare o serviço se a parede estiver livres de rachaduras e imperfeições gritantes, caso contrário contrate um pintor para não ter problemas!




DICAS:



- Mix de cores : Calcule a quantidade de latas de tinta que você vai usar. Se elas forem de lotes diferentes, pode haver uma diferença no tom da cor. Aí faça como os profissionais: misture tudo em um recipiente para igualar os tons e só então pinte.


Para cobrir o chão, jamais use plástico. Você vai acabar pisando na tinta úmida e sujando a casa. Quem conhece o assunto usa papelão ondulado, que é barato, absorve a tinta que cai e faz com que ela seque mais rapidamente.

-Confira a previsão do tempo. Se o clima estiver muito úmido, a tinta não seca. Já se o ar estiver seco ou quente, a tinta não se espalha e a parede fica manchada. Por isso, evite dias com umidade menor de 10%.

-Limpeza é fundamental para evitar manchas na nova pintura. Se a parede estiver somente suja, água e detergente nela. Se estiver com mofo, use água sanitária. O desenho lindo que aquela criança pintou na parede com caneta colorida pode ser apagado com álcool. Já os rabiscos de caneta esferográfica só saem mesmo lixando.

-Compre a fita crepe mais grossa que você encontrar para cobrir o rodapé. Tire o pó para que a fita grude melhor, e passe uma régua para garantir a aderência. E nada de lambança: comece pintando o centro da parede para então puxar a tinta em direção ao rodapé. Assim o pincel chega mais "seco" no chão.

Vai pintar a porta? Preste atenção nas dobradiças! Para protegê-las, passe vaselina líquida, que vai deixálas oleosas e impedir que a tinta grude.

Proteja a moldura da janela com fita crepe, mas nem perca tempo cobrindo os vidros. 

Eles só sujam com os pingos da tintura do teto. Para evitar isso, não passe o rolo em direção à janela, role no sentido contrário. Se mesmo assim caírem gotas, é simples: passe uma espátula de plástico para remover a tinta quando já estiver seca.

Primeiro passe um pincel nos limites da parede. Antes de deixar a tinta secar, já complete a área com o rolo. Espere 3 horas e repita a aplicação. A segunda demão elimina as diferenças entre os cantos, que foram pintados com pincel, e o centro, pintado com rolo.


Materiais Essenciais:


- Massa para cobrir eventuais falhas e imperfeições da parede.

- Espátula e desempenadeira de aço para passar a massa
- Fundo preparador adequado ao tipo de superfície
- Rolo de pintura: os de espuma são para esmalte, verniz e óleo. Os de lã de carneiro destinam-se a tintas à base de água, látex PVA e acrílica. Os de pelo baixo (5 a 12 mm) são usados em superfícies lisas; os de pelo médio (19 a 22 mm) vão bem em bases semirrugosas; e os de pelo alto (25 mm) são para paredes rugosas ou texturizadas
- Extensor de rolo para pintura em áreas altas.
- Bandeja para despejar a tinta
- Lona plástica 
- Fita crepe.
- Trincha para fazer os recortes (quinas, juntas, cantinhos de esquadrias, recortes de sancas) antes de iniciar a pintura de paredes e tetos: os pincéis de cerdas escuras são indicados para aplicação de tintas à base de solvente (como esmalte, tinta óleo e vernizes). Os de cerdas grisalhas vão bem com tintas à base de água (como PVA e acrílica).
- Escada.
- Misturador de tinta: evite os metálicos


Como faz:

1. Calcule a quantidade que vai precisar de tinta e decida se quer usar látex ou acrílico.

2. Compre uma bandeja plástica, rolinhos de pintura (se possível na versão antirrespingos) e um pincel pequeno para reparos.
3. Forre o chão com jornal ou plástico e delimite a área a ser pintada com fita crepe larga.
4. Despeje um pouco de tinta na bandeja. Algumas precisam ser diluídas em água ou solvente (o procedimento vem detalhado na embalagem do produto). Misture bem com um pincel.
5. Mergulhe o rolinho, remova os excessos nas laterais da bandeja e comece a pintura deslizando-o na vertical e continuamente, até preencher toda a área.
6. A tinta acrílica deve secar por pelo menos quatro horas. A tipo esmalte, por oito. Só então repita a operação. Normalmente são necessárias duas mãos de tinta para um bom resultado, mas algumas cores podem exigir mais.

Espero que ajude a quem precisa!!!


Frase do dia:




Tenham um ótimo dia!!!

Beijinhos!!!


16 comentários:

  1. Oiii amiga! Ótimas dicas, vamos começar essa saga mês que vem, e já vou deixar seu post engatilhado para conferir tudo. Confesso que eu já estava guardando dois daqueles plásticos de colchão para forrar o chão hihi. Agora vou em busca do papelão ondulado.
    Obrigada por compartilhar!!
    Beijinhos ♥

    Meu Palácio de 64m²

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!!!
      Que bom que vou ajudar.. :) Eu usei lona plástica e papelão para garantir.. rsrs
      Magina, obrigada você pelo carinho e visita sempre..

      Beijinhos ♥

      Excluir
  2. oie vim retribuir a visita! essas dicas chegaram em otima hora, pq no final do ano estamos planejando uma pinturinha aqui em casa de novo rs... dar uma renovada, sabe qdo a gente limpa tanto a parede que ja gasto? pois é ta assim aqui rsss. bjao
    quatroestacoes.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Danny, volte sempre!!!
      Sei sim como é, na casa dos meus pais já está assim.. rsrs.. Que bom que veio em boa hora, espero que ajude!

      Beijinhos ♥

      Excluir
  3. amei as dicas.... com certeza usarei no meu apê novo!
    bjos
    http://rumoaoparasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas, eu e o meu marido chegamos a dar a primeira demão toda no nosso apê mas ó trosso cansativo viu, a segunda quem deu foi um "profissional" rsrsrs

    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fê!!!
      No meu apê também, mas como tinha rachaduras contratamos um pintor mesmo.rs

      Beijinhos ♥

      Excluir
  5. Adoro pintar!! rsrsrs Repintei as paredes da casinha pra "limpar" e agora vou fazer um detalhe na parede do quarto das meninas. Ótimas dicas!

    Bjs

    minhataosonhadacasinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas! Amei! A que nao podemos esquecer de jeito nenhum é a da fita nos rodapés! RS.
    Terrivel para limpar( experiência própria).

    Bjus e boa sextaaa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Erika!! Bem lembrado!!! Obrigada..

      Beijinhos e boa sexta pra ti também!! ♥

      Excluir
  7. Ótimas dicas, pena que minha casinha é alugada e não posso pintar minhas paredes :(

    Beijos!
    www.vivendomeusonho.com

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei da dica. Aqui encontrei informações que não vi em outros lugares, como a "trincha", nem sei o que é e como usa rsrsrrs e também da vaselina. Andei fazendo umas pinturas aqui em casa, e teve pequenos detalhes que não consegui pintar, uns cantinhos muito pequenos. Mas de modo geral eu gostei do meu trabalho e também compartilhei a minha experiência no meu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou do post!!!! Irei fazer uma visitinha no seu blog para ver como ficou o resultado, deve ter ficado show!!!

      Beijinhos ♥

      Excluir

Deixe seu recadinho, eu irei adorar!!!! =)