Tudo bem com vocês?
Comigo tudo ótimo, embora todo dia minha pressão tem caído por conta desse calor.. Tá difícil, mas final de semana está ai para descasarmos e minhas férias chegando!!!! (ufaaa)
Sobre o apartamento não temos novidades por enquanto, mas com certeza amanhã irei lá e tirarei bastante fotos, creio que o guarda roupa já estará pronto e os armários da cozinha também!!! Estou tão ansiosa que você nem imaginam!
Mas o post de hoje é diferente, meu namorado e eu somos netos de portugueses e meu namorado quis porque quis comprar um Galo de Barcelos, foi difícil achar um parecido com de Portugal, muita imitação, uns mal feitos, mas achei!!! Comprei, chegou quebrado ( tadinho meu amor parecia criança triste quando viu!), mas o vendedor mandou outro e no outro dia chegou!
Antes de mostrar a foto quero falar um pouquinho da história dele.
Lenda:
Alguns souvenirs portugueses trazem a história impresssa no momento em que você compra um galito. Conta-se que, no século XVI, um crime havia chocado a cidade de Barcelos, que fica no extremo norte de Portugal. Como diversos peregrinos passavam por alí, por ser caminho da cidade espanhola de Santiago de Compostela, um deles acabou se tornando suspeito.
Assim, ele foi condenado à forca, para que a população pudesse voltar a viver em paz. Entretanto, o galego clamava por inocência e pediu que, antes de sua morte, pudesse ver o juiz que deu sua sentença. Ele foi levado para a casa do magistrado, onde acontecia um grande jantar.
O homem, então, disse que, para provar sua inocência, no momento de sua forca aquele galo assado - que estava sobre a mesa - levantaria e cantaria por ele. Dito e feito. No momento em que aconteceria o enforcamento, o animal fez seu papel. Então, por uma ordem do destino, o homem foi libertado, já que no laço de sua forca também havia um nó que o salvou.
Simbolo:
Símbolo:
O galo tornou-se famoso em Portugal e virou referência por ser um animal que, com seu canto, anuncia a chegada do dia. Sua figura é sempre lembrada por um momento positivo. E é por isso que ele está em tantos lugares, como cataventos de igrejas por exemplo. Portugal, sendo um país católico, abraçou a imagem e fez dela um de seus maiores símbolos.
Conforme o que diz o artigo de João Manuel Mimoso, o Galo de Barcelos foi se transformando no decorrer das décadas, começando pelo galo de apito, ilustrado em 1899. Saltando para os anos 1930, novas esculturas supostamente apareceram, mostrando o caminho que foi seguido por essa figura. Na Exposição do Mundo Português - evento que marcou Lisboa nos anos 1940, mais um novo visual o galito recebeu.
E assim, entre as décadas de 1950 e 1960, mais novidades apareceram no corpo do animal. Os corações e sua feição mais simpática, por exemplo, são dessa época. Hoje, uma grande escultura do desse galinho é um dos maiores símbolos de boas-vindas da cidade.
Dizem que ter um em casa significa FÉ, JUSTIÇA E BOA SORTE... então esse é o nosso:
É isso, espero que tenham gostado desse post, bem diferente!!!
Um ótimo final de semana a todos, aproveitem bastante!!!!
Beijinhos! ♥